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O Digital em crises econômicas – e qual a sua importância

O digital vinha sendo uma tendencia desde que a internet começou a ganhar forças nos anos 2000, se intensificou após o investimento em infra estrutura em redes digitais.

No começo a internet era limitada, a maioria só conseguia acessar após a meia noite, pois era cobrada linha telefônica por minutos usados.

Com a banda larga, o digital deu o seu boom, principalmente depois que o Facebook popularizou. Isso possibilitou a interação social pelas redes, a forma como se via as marcas também teve de mudar.

Digital venda

 

E muitas outras marcas sugiram com a cara da nova era da internet, isso possibilitou que pequenos vendedores ganhassem espaço, ainda mais com a vinda dos Marketplaces.

O e-commerce teve seu boom em 2000, justamente pelo desenvolvimento de uma boa infraestrutura e o crescimento do web design. Entretanto em 2016 em diante, houve uma estabilização do mercado digital, muitos resolveram não investir tanto como antes.

além disso não são todas as lojas que possuem uma venda digital, vemos o impacto disso na COVID-19, até mesmo lugares preparados para a venda online, estão sobrecarregados.

A crise nos coloca em teste, em ver o quão necessitamos do digital e o quanto algumas empresas ainda relutam em aceitar.

As vendas online cresceram cerca de 12% em todos os setores, segundo o site da Folha de São Paulo. O mundo digital veio a nos somar e não atrapalhar, ele possibilita uma vida melhor se for usada corretamente.

E como usar corretamente o e-commerce?

primeiramente para o seu comercio online funcionar, tem que possuir um site bom, que atraia a atenção e seja funcional.

 

 

Criação do site

 

Digital

Briefing

O Briefing é o escopo do projeto, são os seus principais objetivos para a execução do projeto em um todo. É preciso entender a sua demanda e o que vai ser preciso para suprir as necessidades dela. É necessário também saber qual é o seu publico algo, a mensagem que se quer passar no site, ou seja, se é um site de varejo ou de uma marca de luxo por exemplo.

Ele serve para evitar desperdício de tempo no projeto, para manter focado o que realmente vai ser necessário, para evitar retrabalhos.

Mapa do site

O site do mapa é uma forma de documentar e validar todas as informações que constará no site, organizando as informações para que o usuário tenha facilidade em navegar por ele.

Deve ser de fácil acesso todos os dados, como frete, formas de pagamento, faq, devoluções e etcs.

O designer faz uma previsão por meio de estudos e dados, do percurso que normalmente o usuário vai fazer, ficando mais fácil de idealizar o produto final.

Wireframe

É uma previa do layout do site, por isso há testes de onde cada informação vai estar no wireframe, ele é mandado para o cliente aprovar ou não, assim o site vai ganhando a forma que vai ficar.

Conclusão

O que mais vai ajudar numa crise dessas, é montar um site, e-commerce bem estruturado, fácil de usar. Isso facilitará muito, pois se contratar um bom servidor, o site não vai cair, mesmo tendo muitos acessos.

Outra coisa que é importante ressaltar, é a sua loja ter dois tipos diferentes de estoque, um para o estoque físico e o outro para o estoque em compras digitais.

É recomendável possuir dois estoques para caso o produto acabe na loja física e não na loga virtual, pois se for o mesmo estoque, há uma grande provabilidade de não atualizar a tempo no site e o cliente pode comprar algo já esgotado.

Hoje sobretudo,  é mais fácil difundir o seu produto, além do Facebook, tem o Intagram que é um ótimo aliado as vendas. Nele pode colocar os preços dos seus produtos e pode linkar diretamente para o site.

Futuramente poderemos integrar tudo com a internet das coisas, como já está em estudo geladeiras que lista o que está em falta e faz a lista de sites com os preços.

O digital veio para nos ajudar mas ainda possuímos um pé atras, mas devido a crise deveremos mudar, assim como o mercado.

Qualquer dúvida, nos contacte! 

Virtual Ideas

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