Demo

Pra que serve o front-end? O que é back-end?

Primeiro o que significa cada um?

Front-end e back-end são termos generalizados que se referem às etapas inicial e final de um processo. O front-end é responsável pela interface visual do sistema, o back-end são informações colocada pelo administrador do sistema para responder a solicitação do front.

front-end-funciona

O Front End de uma plataforma de e-commerce é a parte do sistema onde é construída a  forma que é visualizada pelo público.

Páginas que compõem uma loja virtual:

  • a vitrine da loja- home
  • departamentos – categoria
  • página de detalhes de produtos
  • carrinho de compras

As linguagens de programação usadas no front são as seguintes:

  • HTML
  • CSS
  • JS-javascript

A principal vantagem do front é de poder alterar a visualização das informações loja virtual sem precisar mudar ou acessar o administrativo do sistema, ou seja, ele é capaz de reapresentar qualquer informação que o sistema forneça. Desde que está informação já exista no administrativo da loja.

Como exemplo, podemos citar uma função de compra de atacado, quando a plataforma carrega a página deste produto junto com suas variações( camisa polo de cor branca, azul e preto e tamanhos p, m ou g), é possível organizar essas variações e efetuar uma compra conjunta deles, apenas através da função visual, sem necessidade de mudar algo no sistema pra efetuar o procedimento.

Há muitas possibilidades com o front, como modificações no layout de apresentação da loja virtual, independente da sua plataforma. A união de javascript + CSS é capaz de reformular toda apresentação do conteúdo gerado em HTML, criando recursos avançados de navegação, sem precisar para alterar uma virgula do código fonte e da estrutura sistema.

O importante do front-end é justamente ter autonomia de alterar e funcionar, em qualquer sistema online, seja de plataforma de ecommerce, ou CMS para portais, sites e blog.

Ficou interessado ? Solicite um orçamento

Virtual Ideas

Especializada em Front-end UX, nossos layouts e funcionalidades oferecem as melhores soluções de usabilidade e experiência de usuário para contribuir na conversão da loja. Facebook.
Pular para o conteúdo