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Configurando B2B na VTEX

B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente onde uma empresa comercializa seus produtos para outras empresas. Na VTEX, ambientes B2B normalmente são completamente ou parcialmente bloqueados para usuários anônimos, sendo obrigatória a autenticação para a visualização de informações comerciais dos produtos. Abaixo descrevo as configurações necessárias para transformar uma conta em B2B, na VTEX.

Configurações

1. Incluir regra condicional na Política Comercial do B2B Esse é o passo mais importante para ativar o B2B. Ao configurar a Política Comercial do B2B, você deve preencher o campo Regra Condicional para definir os usuários que poderão navegar no seu site. Normalmente, nos B2Bs convencionais, esse campo é preenchido com o valor approved=”true” (“approved” é o nome de um campo na entidade Cliente, no CRM). Com essa regra, o sistema apenas deixará navegar no site usuários autenticados e aprovados. 2. Customizar layout de diretórios B2B Como já sabe, o B2B convencional exige navegação autenticada e aprovada, ou seja, usuários anônimos e/ou não aprovados não terão acesso às informações comerciais dos produtos até que cumpram essas exigências. Vamos então descrever as características básicas de cada tipo de usuário: – Usuário Anônimo: É aquele que não se logou, ou seja, não se autenticou no site. Esse tipo de usuário não poderá visualizar informações do produto. Ele será redirecionado para o diretório /sistema/401 (Não autorizado). – Usuário não aprovado: É aquele que já tem cadastro e já está logado porém, seu cadastro não atende à regra condicional definida na política comercial. Em linhas gerais, seu registro no CRM não atende à regra condicional. Esse tipo de usuário não poderá visualizar informações do produto. Ele será redirecionado para o diretório /sistema/403 (Proibido). – Usuário aprovado: É aquele que já tem cadastro e seu cadastro atende à regra condicional definida na política comercial. Esse tipo de usuário poderá visualizar informações dos produtos. Dessa forma, para ter um ambiente B2B, será necessário customizar as pastas 401e 403, filhas da pasta sistema. Navegação por um usuário Anônimo (Ao tentar acessar qualquer página, será redirecionado para 401): Navegação por um usuário não aprovado (Ao tentar acessar qualquer página, será redirecionado para 403): 3. Definir campos de pré-cadastro O usuário que ainda não é cadastrado no site precisa ter uma interface para realizar o pré-cadastro. O pré-cadastro é um formulário com informações básicas do usuário. Apesar de básicas, essas informações devem ser suficientes para o lojista aprova-lo e libera-lo para navegação no site. Dessa forma, é necessário definir os campos desse pré-cadastro. Normalmente, os B2Bs utilizam informações de cliente (nome, e-mail, telefone, etc) e endereço (rua, bairro, cidade, etc) para esse pré-cadastro. Importante: O campo utilizado como regra condicional na política comercial nunca poderá fazer parte desse formulário, uma vez que o próprio usuário não pode realizar sua própria aprovação, cabendo à loja essa responsabilidade. 4. Criar formulário de pré-cadastro Após definido os campos, você deverá criar o formulário de pré-cadastro na pasta/sistema/401, pois é a única pasta para onde o usuário anônimo sempre será redirecionado. As informações submetidas no formulário deverão ser enviadas para o CRM através das APIs do Master Data (Veja documentação), ou seja, será necessário desenvolver um javascript para aplicar essa função. 5. Operação Com tudo configurado e, finalmente, o B2B em produção, a rotina do lojista dependerá das regras e necessidades de seu negócio. Basicamente, a cada novo cadastro, o lojista deverá avaliar o usuário, o aprovando ou não, na interface do CRM (http://{nome_da_conta}.vtexcrm.com.br/.

Exemplos:

Exemplo de template HTML e JS Esse artigo descreve as configurações básicas de um B2B, porém, é possível customizar o sistema para essa necessidade de várias formas, inclusive, enviando e-mails (triggers) a partir de eventos pré-definidos.  

Fonte: VTEX Help

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