Home office e o coronavírus: como se ajustar a nova rotina
Por causa do COVID-19 muitos de nós tivemos a nossa rotina alterada, como também um novo desafio, o home office.
Algumas empresas já liberavam funcionários para trabalhar em casa, mas muitos ainda tinham receio de deixar seus colaboradores trabalharem longe das empresas.
Porém agora é uma realidade para muitos, devido ao COVID-19, empresas e colaboradores estão se adaptando.
As vezes não é fácil refazer uma rotina se adaptando a uma nova, leva algum tempo, para ter novos hábitos temos que seguir por pelo menos 21 dias, mas calma que vamos dar algumas dicas.
Mas qual são os desafios reais do home office?
Desafios do home office
Para algumas pessoas pode ser difícil trabalhar remotamente e ter foco, então vamos listas as principais dificuldades
- Estabelecer horário que começa e termina o trabalho;
- Estipular a sequencia dos jobs;
- Ter rotina de alimentação;
- Manter a produtividade;
- Ter uma boa comunicação entre as pessoas as equipes;
- Ter um local adequado para realizar o trabalho (cadeira confortável, mesa, espaço);
- Possuir uma boa conexão de internet;
- Não atender demandas após acabar o horário de trabalho;
Benefícios do Home office
Claro que não poderia faltar os benefícios, afinal não é ruim ficar em casa!
- Não pegar trânsito;
- Ganhar tempo do deslocamento;
- Mais tempo de sono;
- Mais silencio que o de costume;
- Concentração;
- Alimentação mais equilibrada;
- Conforto da sua casa;
Mas como ser produtivo em casa e ter foco?
Existe algumas ferramentas que ajudam a manter o foco e deixar a vida organizada, não somente para manter os jobs organizados,mas também com a equipe.
Ferramentas para melhorar seu home office
Muitas empresas já deixam seus arquivos de forma online, seja em servidores dedicados, na nuvem, isso já facilita o colaborador de achar conteúdos necessários para seus trabalhos.
O maior obstaculo para muitos no entanto é como se comunicar com a sua equipe, muitas vezes as empresas possuem um pé atrás pelos problemas de comunicação.
Uma dessas ferramentas é o Slack, é um programa de envios de mensagens em tempo real, onde pode marcar as pessoas com o @, colocar documentos e discutir sobre projetos com a equipe.
Se usa bastante o Whatsapp para se comunicar com o time, porém depois do horário de trabalho deixar o grupo da empresa de lado para não se sobrecarregar.
Mas caso precise de uma vídeo conferencia?
Tem como também!
Ferramentas de vídeo conferencia para trabalhos remoto
As vezes é necessário fazer uma vídeo chamada em grupo para alinhar alguns projetos, tirar dúvidas coletivas, para assim resolver mais rápido alguns ruídos de comunicação.
O Zoom é um programa de videoconferência, em que pode compartilhar a tela, mostrar slides, gravar a chamada pra disponibilizar mais tarde, além disso a sua interface é fácil de se usar, ele também possui um aplicativo para Android e IOS, então não é necessário instalar em seu desktop.
Além disso existe outros programas com ferramentas parecidas, como o Hangouts Meet, o antigo Google Hangouts, nele pode mandar links, mostrar apresentações do Power Point.
E por ultimo o Skype, pode fazer chamada de voz em grupo, além de compartilhar a tela e possui até a opção de legenda na chamada, caso seja uma chamada internacional.
Para gerenciar os projetos tem alguns programas para facilitar a vida, saber quem está em qual projeto, fazer check list das tarefas realizadas.
Gerenciamento de projeto
Assim como tem as vídeo chamadas para facilitar os problemas de comunicação, existe outros para facilitar o gerenciamento de tarefas de cada pessoa.
O Trello é eficaz nessa tarefa, pode se criar check list do que já foi feito, data de entrega final, pode se criar vários boards para cada cliente, e todos podem ver o que cada um está fazendo, para evitar sobrecarga de trabalho.
O Basecamp também é possível ver o que todos estão fazendo, alem disso pode armazenar e compilar os documentos em apenas um lugar.
Considerações finais
Apesar de existir várias maneiras de ser mais produtivo por meio de aplicativos, vou dar algumas dicas que pode fazer fora do mundo virtual.
- Faça a sua marmita no final de semana, facilitará o seu dia a dia para não perder muito tempo na cozinha;
- Levante a cada uma hora pelo menos, para se esticar, andar um pouco pela casa, para evitar ficar muito tempo sentado e com dores nas articulações;
- Evite ficar com a televisão ligada para não perder o foco;
- Se hidrate bem;
Em suma esteja focado, mesmo sendo difícil numa hora em que o mundo é incerto, mas mantenha a mente ocupada e tome todos os cuidados necessários.
Mas se precisar de alguma ajuda ou orçamento, nos contacte!
Tags: coronavírus, COVID-19, desing, gerenciamento de projeto, home office, produtividade, social midia, trabalho remoto