Demo
  • Home
  • Blog
  • O que é Design? E quais as suas variantes

O que é Design? E quais as suas variantes

O que é design? E quais as suas variantes? Design é algo amplo, quando ouvimos sobre, pensamos diretamente no design gráfico, em ilustração, recentemente se anda falando muito em design UX e Design Thinking. Mas na verdade design é a forma de resolver problemas, seja ele um projeto de web, de produto e até mesmo de vídeo. Por isso vou exemplificar alguns tipos de design e a sua aplicação.


Inicio do Design





Para nós design parece algo tão natural e comum na nossa vida, e muitas vezes não sabemos da onde surgiu. Ele surgiu devido a revolução industrial, em que a indústria estava preocupada em fazer produtos em massa, mais barato do que era feito por artesãos, porém com uma qualidade baixa. Esses produtos não tinham uma preocupação estética, somente em ser funcional, houve uma crescente preocupação pelos artistas, arquitetos e até mesmo pelos industriais. Assim existia um grande abismo entre a qualidade de uma indústria e de um artesão por exemplo. Pensando nisso, fundaram em 5 de outubro de 1907, em Munique, o Deutscher Werkbund, conhecido também por Federação Alemã de Ofícios. Além disso, nessa época foi criado a escola Bauhaus, em 1919 e as normas DIN, conhecido como Instituto Alemão de Normalização, em 1917.

Primeiro Designer



A criação do  Deutscher Werkbund foi o marco do nascimento do design, os integrantes do projeto não visualizavam os objetos industriais como uma forma utilitária. O instituto tinha como meta resolver o problema da decadência dos valores artísticos na sociedade industrial. Eles aceitaram a nova era ao invés de tentar muda-a como o movimento Arts & Crafts, por isso aceitaram como uma forma do trabalho ser mais produtivo sem deixar a estética de lado Deutscher Werkbund propôs dar forma a tudo, seja móveis, seja utensílios, além disso, um dos fundadores, Peter Behrens,  é considerado o primeiro designer industrial Nessa época Peter Behrens foi contratado pela  empresa de eletricidade AEG, ele começou a desenvolver  produtos, imagem corporativa, catálogos de venda, isso marcou o começo do design industrial moderno. Até então, não se tinha uma ideia de marca, de um logo e produtos que fossem a cara de companhias, isso ficou marcado de tal modo na sociedade que trabalhamos com isso até hoje no branding, no conceito de marcas e personas. Por isso Peter Behrens ficou conhecido como o primeiro designer, o conceito do design foi justamente resolver um problema na época e isso foi evoluindo, atualmente podemos encontrá-lo em várias variantes no mercado, como vou exemplificar abaixo.

Diferentes Tipos de Design


Design gráfico

É o tipo mais conhecido da área, ele está presente na criação de componentes visuais, ele pode fazer criação física e digital, como por exemplo a criação de banner, cartões de visita, ilustração, embalagem e etcs. Além disso ele pode ser dividido em algumas áreas técnicas como:  
  • Tipografia: é a criação de letras estilizadas, ou seja, fontes tipográficas, ele é usado normalmente para criação de letra específica para alguma marca como a Coca-Cola por exemplo, pode ser usado na criação de letras específicas para vídeos com tipografia, para impressões gráfica, identidade de marca. O seu objetivo é chamar atenção para o texto, seja um livro, uma campanha publicitária e etcs.
  • Diagramação: ela é como os elementos são dispostos no espaço, para não ficar poluído o espaço com excesso de elementos e informações, a diagramação é feita para que os elementos secundários levem para a informação principal no espaço. Mantendo a estética e respeitando a hierarquia dos elementos. 
  • Ilustração:  é a criação das artes para o produto, pode ser um banner, um cartaz, elementos para imagens de redes sociais. Ela é usada para agregar informações, como no infográfico por exemplo, que a ilustração ajuda a explicar o gráfico, também pode ser usado para enfeitar o texto, mostrar as características de personagens nos livros.
  • Infografia:  O infográfico é feito para explicar dados e mostrá-los da melhor forma possível, para que a pessoa entenda assim que o olhar, passa a mensagem de forma simples, para que a informação seja passada de forma eficaz e rápida.



Design de Produto


Design de Produto

Esse profissional trabalha justamente criando produtos, como caixas de leite, celulares, carros, produtos industriais. Para trabalhar nessa área precisa aprender bastante cálculo, ergonomia, desenhos técnicos. O produto tem que ser funcional e bonito. Ele também precisa saber quais materiais são mais resistentes para o produto proposto. Além disso ele precisa pensar em todos os aspectos do produto como cor, tamanho e a sua utilidade. Esse designer precisa ter conhecimentos em programas de modelagem e de 3D para fazer os produtos.


Design de Comunicação

Design de Comunicação

O design de comunicação é justamente entender o que o cliente precisa, para isso precisa ter um estudo sobre a marca trabalhada, onde vai desenvolver soluções no projeto. Ele é feito para melhorar a venda do cliente, a procura do serviço. Ele possui ajuda de outras áreas como vídeo, música, publicidade. Dessa forma ele também está ligado ao branding, pois ele vai trabalhar com o visual da marca, vai repensar o jeito melhor para a marca se posicionar pela imagem, pelo logo, pelas cores, ou seja, pela identidade visual.


Web Design





O web designer trabalha com a produção de web sites e de documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web (www).  A sua função é elaborar sites que sejam funcionais e a elaboração de sua estética. Além disso deve ter conhecimentos de HTML/XHTML, CSS, JavaScript/DHTML, Flash e deve possuir conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web.


Front End






O front-end está ligado ao web design, mas o front não depende do web, o front faz qualquer tipo de sistema, ele pode fazer a criação de um site como também criar aplicativos, jogos, telas para os sites. Ou seja, ele é responsável por projetar e otimizar projetos de web. É ele que inclusive aplica as técnicas de SEO no código para o ranqueamento do Google.


Design de Games



Design de Games


O design de games de games está em expansão, está se falando muito dessa área nos últimos anos. Esse profissional é responsável por desenvolver e criar jogos eletrônicos. Ele pode ser responsável pela programação do jogo, pela mecânica do game, pela criação da arte (seja ela 2D ou 3D), animação, pela pesquisa, planejamento e pelo roteiro do jogo. É uma área bem ampla, esse designer não precisa saber de todas as áreas dentro do jogo, pode optar em escolher uma dessas citada acima e seguir nela.


Ecodesign







O ecodesign tem como premissa diminuir o impacto ambiental através de projetos sustentáveis, isso exige do profissional ter a habilidade de usar recursos renováveis, reinventar o ambiente de uma forma que não prejudique mais ainda a natureza. Além disso eles tem uma premissa de fazer ambientes confortáveis usando poucos materiais e se certificando que eles vão ser duráveis.


UX






O UX ganhou uma grande popularidade nos últimos tempos, há uma crescente demanda de profissionais que atuem como UX. A sigla significa User Experience, ou seja a experiência do usuário dentro de alguma plataforma, site, aplicativo. Há pessoas que confundem UX com UI, eles são coisas distintas que se complementam, na teoria deveriam ser dois profissionais diferentes para cada área. O profissional de UX atua na pesquisa do que o usuário de tal plataforma necessita para que a sua navegação seja eficiente e intuitiva, muitas vezes o layout pode ser maravilhoso, mas as pessoas se perdem ao tentarem achar informações essenciais. É feita essa pesquisa justamente para evitar esse tipo de problema e ser o mais fácil possível. dessa forma, após a pesquisa, ele também faz o planejamento e a criação dos produtos, sempre pensando na experiência do usuário.

UI





Já o UI é a User Interface, ou seja, é a interface do aplicativo, do site. Ele usa os dados coletados pelo designer UX e é  ele quem finaliza o projeto, deixando a interface funcional. Ele vai se certificar de montar, programar, colocar as telas, deixar todos os links ativos.

Motion design



Motion design


O motion é justamente o profissional que faz as animações em vídeo, ele pode ser responsável pela criação de vinhetas para programas de TV e da internet. Além disso vem crescendo no YouTube os Lyric Video, que são animações com as letras de música de algum artista ou banda. Ele também pode trabalhar com animações de modo geral, animação para cinema, pequenos filmes publicitários, vídeos de tipografia animados.

Design Thinking



design thinking


Como citado no começo do texto, o design é a resolução de problemas e é justamente isso que o Design Thinking, é a forma de pensar para resolver um problema. É certamente a área mais completa que existe dentro de todas as subcategorias do design.  Ele é um processo interativo de criação, onde entende o que se precisa e quais desafios vão ter que buscar para resolver os problemas. Para ser criado ele precisa da equipe inteira, pois ele tem que visualizar todos os caminhos do projeto até a conclusão do mesmo. É a maneira mais correta para desenvolver qualquer projeto, por alinhar com todos e vai ficar organizado, evitando ruídos de comunicação no meio do caminho. Além disso resolve problemas de formas criativas para que o processo seja mais fácil.     Por fim percebemos que dentro do design há muitas subcategorias, espero ter ajudado um pouco a esclarecer e saber para qual tipo de design você possa precisar ou até mesmo aprender, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco!   

Tags: , , , , , , , , , , ,

Virtual Ideas

Especializada em Front-end UX, nossos layouts e funcionalidades oferecem as melhores soluções de usabilidade e experiência de usuário para contribuir na conversão da loja. Facebook.